A paixão pelas Alfas é uma coisa que só quem tem, entende.
Tenho uma 145 QV 1996. Já fiz muita coisa nela. Foi um carro que apareceu meio por acaso em minha vida. Paguei barato e me entregaram literalmente em casa, em outro post contarei a historia dela. Ela tinha alguns problemas, mas de aparência e estado geral estava boa.
Enfim perdi muito tempo em oficinas "especializadas em alfa". Em mais de uma condenaram meu carro dizendo que não valia a pena consertar.
A minha sorte é que sou insistente e tinhoso....
O modulo de minha alfa foi condenado, chegaram a dar a extrema unção nele varias vezes.
Como eu não tinha nada a perder, resolvi fazer eu mesmo uma solução de leitura do modulo.
Descobri os cabos corretos a serem usados, descobri qual Scanner USB era o modelo correto, pois existem muitos no mercado parecidos. Depois que sabemos os modelos exatos, os cabos podem ser encontrados facilmente:
Scanner Automotivo Vag Kkl Ecu Car Scan Tool - Fiat
Cabo 3 pinos FIAT - OBD
No meu caso um problema de leitura no chicote que fica no cofre do motor dificultava e muito a disposição dos mecânicos em tentar ler o modulo.Tive de por a mão na massa, para poder ler o modulo e passar o serviço mastigado para a oficina.
O jeito foi tirar o modulo abri-lo e depois de baixar o esquema de pinagem do modulo na internet, "puxar" 2 fios diretamente dos pinos de sinal e liga-los em um plug OBD2.
A leitura do modulo foi automática! Liguei o Scanner no plug OBD2 e na porta USB de um Notebook e estabeleci a conexão via o software DNECUDIAG e Pimba!
Enfim estava lendo os parâmetros de meu "finado" modulo.
Esse software é free, e pode ser baixado gratuitamente na Internet.
* Uma dica que no meu caso deixou a leitura dos parâmetros muito mais estável, foi desligar o ALFA(FIAT)CODE, para fazer a leitura.
Resultado encontrado problemas em:
- Sonda lambda,
- Sensor de Fases
- Atuador de marcha Lenta .
- Sonda lambda,
- Sensor de Fases
- Atuador de marcha Lenta .
Para baixar o DNECUDIAG clique aqui: http://dnecudiag.codeplex.com/
Mas esse foi só o primeiro post. Ainda tive e tenho muitas histórias que quero compartilhar nesse espaço, bem como textos e tutoriais que encontrei na Internet sobre a 145, para facilitar minha consulta e de quem estiver procurando por esse tipo de informação. Até a próxima!




Acabei de ter 2 problemas em serie em 2 carros que tem a ver como seu:
ResponderExcluirum 155 super 1996 e um marea 2.4 2001. Ambos meu e da minha esposa.
Enguiçavam e dava erro de sensor de fase, o que fica atrás do comando. Mas algo estava errado com o scanner, usamos napro, e um outro rashter. Apagava o erro mas ele não achava o sensor depois, uma zorra completa. Como é chato trocar o sensor de fase e por mais que ele dissese sempre que era ele, não confirmavamos. Comprei o sensor de rotação, o que vai no bloco. Foi trocar e o problema acabar, zerar e o carro ficar perfeito de novo. Fica a dica.
Muito bom, excelente. Comprei (quase de graça) uma 145 que tinha batido biela de 01 cilindro, Fora o barulho da biela batendo estava tudo funcionando pefeitamente. Comprei um motor parcial coloquei tudo nele, E, pimba, começaram os problemas. Até agora não consegui desfrutar da alfa. É dificuldade na partida, parece que quer entrar em modo de segurança, da um estouro e funciona, bico equalizado e limpo, luz do painel acesa inclusive do abs. acabei de receber o cabo que encomendei, baixei o programa e ... leigo que só, não sei usar. Fiz as ligações que vc sugeriu, coloquei o cabo vermelho, é para ligar no positivo da bateria? e vc diz "* Uma dica que no meu caso deixou a leitura dos parâmetros muito mais estável, foi desligar o ALFA(FIAT)CODE, para fazer a leitura.", como se faz isto? Abraço de um carente de alfa.
ResponderExcluirLegal sua dica,porém seguindo esse esquema eu tive que seguir os números ta tomada no sentido anti horário ex:8 7 6 5 4 3 2 1 e 16 15 14 13 12 11 10 09 ai deu certo em meu palio 97
ExcluirFiz um video explicado como fazer https://www.youtube.com/watch?v=n4nbRHqel70
ResponderExcluir